Segundo Mercator XXI (2008) as marcas existiram sempre ou quase sempre, isto é, nasceram com as primeiras trocas comerciais.
A explosão das marcas acontece com o aparecimento dos mercados em massa e com o desenvolvimento do marketing nos Estados Unidos, na primeira metade do século XX. Em Portugal este fenómeno só se faz sentir a partir dos anos cinquenta.
Mas a importância da marca como elemento potencializador de valor acrescentado, dá-se nos anos oitenta, quando se desencadearam processos de fusões e aquisições, que fomentaram o "boom" da bolsa de valores, altura em que ocorreram vendas de empresas avaliadas com base no valor patrimonial da marca.
Os especialistas de marketing começaram progressivamente a tomar consciência que trabalhavam não só a curto e médio prazo no sentido de proporcionar o crescimento do volume de vendas, mas também a longo prazo, no desenvolvimento do capital das suas marcas.
As empresas passam então a ser avaliadas mais pelo seu activo intangível do que propriamente pelos tradicionais bens tangíveis, como produtos, bens ou serviços, reconhecendo-se então à marca, um importante valor de futuro.
Nos últimos anos a marca tornou-se uma moda no mundo do marketing, pelo que há quem não consiga imaginar o marketing sem a mais-valia proporcionada pela marca.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marca
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marca
Sem comentários:
Enviar um comentário